HISTÓRIA

No dia 21 de março de 2020, Francisco Neto e Ana Rita Cruz decidiram, por iniciativa própria, criar uma campanha de recolha de material individual de proteção para os centros de saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A campanha estreou no dia 23 de março.  

Esta iniciativa pessoal não surgiu de nenhum pedido específico mas sim da sensibilidade de Francisco Neto e de Ana Rita Cruz enquanto profissionais de saúde (Fisioterapeutas), tal como da sua experiência pessoal de terem familiares em quarentena devido à pandemia do Covid-19. Pretenderam, assim, ajudar, dentro das suas possibilidades, aqueles que todos os dias correm um elevadíssimo risco pela nossa proteção, sacrificando as suas vidas, não só profissionais como pessoais. 

Ao conhecer a realidade hospitalar através de colegas e amigos, começaram, dias mais tarde, a planear uma campanha de angariação de fundos, a nível nacional, que foi concretizada no dia 02 de abril. O objetivo desta segunda iniciativa é de angariar verbas para a aquisição de materiais que ajudem a colmatar a falta dos mesmos, não só a nível de centros de saúde, mas também de outras instituições como lares de idosos (IPSSs, entre outras. Para isso, mobilizaram recursos da sua clínica e 

Primeira campanha de recolha
 

empresa de formação contínua (Formaterapia) e iniciou-se um processo informal de recrutamento de voluntários, maioritariamente Fisioterapeutas. Em simultâneo, foram iniciados contactos a nível nacional e internacional para operacionalizar a ação. 

A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde foi contactada e prontamente aceitou o desafio, assumindo um papel preponderante na viabilização e legalidade desta ação. Assim, associou-se a esta iniciativa e é uma peça fulcral do projeto. A atitude pró-ativa, cívica, competente, assertiva, ágil e desburocratizada desta instituição levou-a a não hesitar um segundo a aceitar este desafio tendo, assim, viabilizado a concretização deste projeto.

A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde é  responsável pela gestão de recursos financeiros, enquanto a Formaterapia, em articulação com os voluntários, assumirá os contactos institucionais, coordenação das encomendas, gestão dos recursos humanos e materiais, assim como marketing.  Esta atribuição de funções é mutável e será ajustada ao longo de todo o processo, dado ser importante maximizar os skills, recursos e disponibilidade de cada uma das instituições parceiras. Este é um movimento em que procuraremos atuar em equipa, maximizando, assim, levar os nossos objetivos a bom porto. 

Os profissionais de saúde que, diariamente, sacrificam a sua vida pessoal em prol da saúde pública e de todos os portugueses precisam de nós!

Estamos certos que, com a união de esforços de todos os quadrantes da sociedade, viremos a escrever novas páginas desta história, que esperamos que venha a ter um final feliz! Todos deveremos tentar contribuir ativamente para a solução e não para o problema. Juntos somos mais fortes!

EQUIPA

Liga dos Amigos do Centro Hospital Póvoa de Varzim/Vila do Conde

Formaterapia - Formação Contínua para Profissionais de Saúde
Ana Rita Cruz (Fisioterapeuta e CEO da Formaterapia) 

Francisco Neto (Fisioterapeuta e CEO da Formaterapia)

Mariana Santos (Fisioterapeuta)

Sara Costas (Fisioterapeuta)

Voluntários, parceiros e colaboradores de todo o país

Junte-se também a esta equipa! Juntos somos mais fortes!

CONTACTO TELEFÓNICO

Tel: +351 912 093 327 (Formaterapia)

EMAIL

HORÁRIO

Atendimento telefónico: 09h-19h

REPRESENTO UMA

ASSOCIAÇÃO/IPSS

REPRESENTO UMA EMPRESA

SOU UM CIDADÃO

REPRESENTO UMA UNIDADE DE SAÚDE

© 2020 by Formaterapia

Icons by Flaticon

Contra o Covid, marchar!

Agradecemos o apoio de todos os parceiros, patrocinadores e doadores!

Go to link